DERMATITE DE CONTACTO(1)

É uma reação inflamatória na pele decorrente da exposição a um agente capaz de causar irritação ou alergia.

O QUE É?(1)

A dermatite de contato (ou eczema de contato) é uma reação inflamatória na pele, decorrente da exposição a um agente capaz de causar irritação ou alergia. Existem dois tipos de dermatite de contato, a irritativa e a alérgica:

• Irritativa: causada por substâncias ácidas ou alcalinas, como sabonetes, detergentes, solventes ou outras substâncias químicas. Pode aparecer na primeira vez em que entramos em contato com o agente causador, o que ocorre com um grande número de pessoas. As lesões da pele geralmente são restritas ao local do contato.

• Alérgica: surge após repetidas exposições a um produto ou substância. Depende de ações do sistema de defesa do organismo, e por esse motivo pode demorar de meses a anos para ocorrer, após o contato inicial. Essa forma de dermatite de contato aparece, em geral, pelo contato com produtos de uso diário e frequente, como perfumes, cremes hidratantes, esmaltes de unha e medicamentos de uso tópico, entre outros. As lesões da pele acometem o local de contato com a pele, podendo estender-se.

Alguns produtos causam reações somente após exposição solar concomitante, como o sumo de frutos cítricos e perfumes. Outros itens podem entrar em contato com a pele quando carregados pelo ar, como inseticidas em spray e perfumes para ambientes. As dermatites de contato podem ocorrer tanto no ambiente doméstico como nas atividades de lazer e no trabalho. Neste último, é chamada de dermatite de contato ocupacional.

Veja a lista a seguir contendo algumas substâncias que podem causar alergia:

• Plantas;
• Metais: níquel ou outros presentes em bijuterias, relógios e adornos de roupas ou calçados;
• Medicamentos tópicos: antibióticos, anestésicos e antifúngicos;
• Cosméticos: perfumes, xampus, condicionadores, cremes hidratantes e vernizes de unhas;
• Roupas e tecidos sintéticos;
• Detergentes e solventes;
• Adesivos;
• Cimento, óleos, graxas e tinta de parede.

O diagnóstico pode ser esclarecido pelo teste alérgico de contato (patch-test) que consiste na aplicação de 30-40 substâncias na pele das costas. Estes adesivos ficam na pele por 48 horas; depois observa-se se causaram alergia no local. De acordo com a substância testada, pode ser sugerida a causa da dermatite de contato.

PREVENÇÃO(1)

Deve identificar-se o agente irritante ou alergénico que desencadeou a dermatite e evitá-lo. Usar produtos hipoalergénicos e lavar as mãos após a exposição a substâncias que podem provocar a irritação também ajuda na prevenção. Nos casos de problemas que surgiram no ambiente de trabalho, é indicado o uso de vestuário adequado como luvas, calçados e uniformes, por exemplo.

FRASE LEGAL

Caladryl 10 mg/ml + 80 mg/ml + 1 mg/ml suspensão cutânea e Caladryl 10 mg/g + 80 mg/g + 1 mg/g creme são medicamentos não sujeitos a receita médica que acalmam e aliviam as irritações da pele associadas a urticária, dermatites de contacto e outras afeções ligeiras da pele (líquens, fogagens), picadas de insetos e queimaduras de sol. Não aplicar sobre a pele empolada, zonas esfoladas ou membranas mucosas; zonas extensas da pele, a não ser sob indicação médica; e não aplicar nas narinas das crianças pois contém cânfora. Evitar o contacto com os olhos. Não ingerir. Interromper o uso se ocorrer uma sensação de ardor ou rash cutâneo, se persistirem queixas. Se for necessário, o creme pode ser removido lavando a zona afetada com água e sabão. Evitar a exposição ao sol após aplicação. Caladryl creme contêm propilenoglicol e para-hidroxibenzoato de propilo, que podem causar irritação cutânea e reações alérgicas (possivelmente retardadas), e álcool cetoestearílico, que pode causar reações cutâneas locais (por exemplo dermatite de contacto). Contraindicados em crianças menores de 12 anos de idade. Leia cuidadosamente as informações constantes do folheto informativo e, em caso de dúvida ou de persistência dos sintomas, consulte o seu médico ou farmacêutico.